CORDEL

O nome surgiu a partir da forma na qual os portugueses apresentavam seus folhetos ou cordéis nas ruas, expostos em cordões estendidos.
É um gênero literáio que faz uso da rima e contem poemas da cultura popular. Produzir um cordel não é difícil, mas exige criatividade. O resultado pode trazer muita alegria e diversão, como aconteceu comigo e algumas amigas em um dos componentes curriculares, Língua Portuguesa no Ensino Fundamental,  na Universidade Federal da Bahia.
Vou compartilhar nossa experiência abaixo: 

-Letramento e capacidades de leitura para a cidadania
Meu amigo, minha amiga...
Ouça o que eu vou lhe falar
Para a autora Roxana Rojo
Ler é melhor do que estudar!
A escola é muito boa
Mas precisa melhorar

Existe a diferença
Entre o ideal e o real
Dependendo da escola
A prática de leitura
Se aprende fora dela

Uma opinião quase unanime
Da população letrada
A escola ainda está
Muito atrasada
No conceito de leitura
Para a população “marginalizada”

Na sociedade brasileira
Encontramos a escolarização
Que vão se preocupar
Com a formação de alunos escritores
Que escrevam com dedicação

A didática da leitura
No letramento escolar
É um texto no papel
Pra repetir e revozear

Há leitura linear e leitura literal
Informação e repetição
Questionário e cópia igual
Negando a interação
No texto na real

As práticas de leitura
Na vida é variada
Dependendo do contexto
E da regra ensaiada

Olhe bem seu doutor
Pra não ter complicação
Letramento na escola
Tem que ter moderação

As disciplinas é diferente
Respeitada e diversificada
Professor preparem a juventude
De maneira qualificada

-Procedimentos, estratégias e capacidades de leitura

Envolver capacidades
Perceptuais, procedimentos
Ler diversas estratégias
Discursivas envolvendo
A linguística, cognitiva
Afetiva dependentes

Meus colegas desta sala
Vou fazer um juramento
Que nas estratégias de leitura
Tem que ter procedimentos
Ler e envolver os alunos
Pra ser um bom elemento

Procedimento é um conjunto
De saber e fazer
Ritual que envolve práticas de ler e escrever
Escreve de lá pra cá
Pra o aluno não se dá mal

-Teorias de leitura e letramento

A muito tempo atrás
Ler era coisa simplista
Associar os grafemas
Aí estava a escrita
Depois juntava os fonemas
E a fala aparecia

Com essa perspectiva
A alfabetização acontecia
Aprender letras e símbolos
Era a grande alegria
Fala, sons e sinais
Faziam parte dessa magia

Juntando as letras em sílabas
Nasce a palavra
Juntando muitas delas
A frase é encorpada
O texto é criado com parágrafo
Apresentando ao leitor o seu significado

A fluência da leitura é uma teoria
Decodificando o texto
Pra encontrara a melhor rima
O acesso a leitura de maneira escolar
Exercendo na escala
Uma prática “sociar”

Temos o código escrito
Tem também o código oral
Mais a leitura é um elemento
Da pratica social
O estudo e a pesquisa formam o conhecimento
De maneira estrutural

Compreender o texto é extrair informação
Descobrir capacidade de interação
Autor e texto, texto e autor
Estratégia utilizada
Na presença do mediador

O texto é um conjunto
De sentidos e apreciação
Do valor das pessoas
Pra leitura cidadã
Diante da globalização
Formando mente sã

-Capacidade de leitura envolvidas nas diversas práticas letradas

Eu estou enfatizando
Diferentes letramentos
Combinação, capacidade
Várias ordens e elementos
Para vocês meus coleguinhas
Compreender o movimento
Diferença entre a escrita
Forma gráfica e sistema
Denominado a convenção
O alfabeto e o fonema
Conhecendo as palavras
Texto escrito e grafema
Em geral é ensinado
Capacidade e influência
Nas series iniciais
Compreendendo o esquema
A turma toda aprendendo
A ler com eficiência
-Capacidade de compreensão (estratégias)
Conhecimento ao mundo, é o ato de ler
O leitor apresentando
Como é fácil aprender
A amplitude mundial
Exigindo do leitor
Compreensão ideal

Para o autor o texto é
Mais que um texto sem brancura
Partiu da situação
De leitura com estrutura
Em revista, aut-door, fotografia e gravura.

Chegando com uma hipótese
Construindo uma leitura
Confirmando uma nova idéia
Adequando com lisura
Desconfirmando com a verdade
O texto surge com candura.

Situando com a informação
O leitor se equilibra
Armazenando as idéias
Sublinhando com alegria
Copiando e colando
O texto com mastreia

Comparando informações
Ao longo da sua leitura
O leitor constantemente
Faz do texto uma aventura
Sintetizando e organizando
Com varias ordens e mensura

O aluno que conhece
Previamente a leitura
Ampliando o seu mundo
Preenchendo a lacuna
Utilizando estratégia
Para fazer boa leitura

-Capacidade de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto (interpretação, interação)

Para interpretar um texto é preciso discutir
O que diz a autoria e a sua posição aqui
Isso pode ser negado, no que o texto discutir
Definindo metas, para a leitura usufruir

Lendo para estudar, lendo para trabalhar
Impondo situações, que o leitor encontrará
Buscando informações, para a leitura utilizar

Ler um texto conhecido, relembrando outra leitura
Replicando informação, produzindo com a turma
Conhecendo a temática, textualizando a leitura

E no nível discursivo, parodiando a leitura
Citando e ironizando, criando texto com bravura
Olhem só meus coleguinhas,
Interdiscursividade é coisa boa

Percebendo a imagem, som, gráfico e diagramas
Com elementos constitutivos, construindo a leitura
Entendo outra imagem, a linguagem aprender

Se envolvendo com leitura, replicamos com firmeza
A beleza da escrita, refletida com certeza
Em um texto muito lindo ou com versos de tristeza
Discordando ou concordando
Com a política e o sistema

-A contribuição do letramento escolar e das diversas disciplinas no processo de formação do leitor

Pra encerrar a conversa
Agora eu vou falar
A escola e a educação básica
São lugares elementais
Na relação de ensino e aprendizagem
Legitimando a sociedade

A escola forma o sujeito
De caráter social
Construindo a ética, apoiada na moral
De maneira ideológica
De maneira autoritária
Assim caminha a escola
Numa sociedade desordenada

Agradeço a tenção
Dos amigos e amigas
Agora sabemos como
Se constitui a leitura
De saberes e contextos racional
Buscando a valorização da leitura social.




Autoras desse cordel: 
Aline Reis, Aline Barboza, Evelin Seixas, Fernanda Barcelos, Jucimara Santos e Karine Rocha.

Comentários