CORDEL
O nome surgiu a partir da forma na qual os portugueses apresentavam seus folhetos ou cordéis nas ruas, expostos em cordões estendidos.
É um gênero literáio que faz uso da rima e contem poemas da cultura popular. Produzir um cordel não é difícil, mas exige criatividade. O resultado pode trazer muita alegria e diversão, como aconteceu comigo e algumas amigas em um dos componentes curriculares, Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, na Universidade Federal da Bahia.
Vou compartilhar nossa experiência abaixo:
-Letramento
e capacidades de leitura para a cidadania
Meu
amigo, minha amiga...
Ouça
o que eu vou lhe falar
Para
a autora Roxana Rojo
Ler
é melhor do que estudar!
A
escola é muito boa
Mas
precisa melhorar
Existe
a diferença
Entre
o ideal e o real
Dependendo
da escola
A
prática de leitura
Se
aprende fora dela
Uma
opinião quase unanime
Da
população letrada
A
escola ainda está
Muito
atrasada
No
conceito de leitura
Para
a população “marginalizada”
Na
sociedade brasileira
Encontramos
a escolarização
Que
vão se preocupar
Com
a formação de alunos escritores
Que
escrevam com dedicação
A
didática da leitura
No
letramento escolar
É
um texto no papel
Pra
repetir e revozear
Há
leitura linear e leitura literal
Informação
e repetição
Questionário
e cópia igual
Negando
a interação
No
texto na real
As
práticas de leitura
Na
vida é variada
Dependendo
do contexto
E
da regra ensaiada
Olhe
bem seu doutor
Pra
não ter complicação
Letramento
na escola
Tem
que ter moderação
As
disciplinas é diferente
Respeitada
e diversificada
Professor
preparem a juventude
De
maneira qualificada
-Procedimentos,
estratégias e capacidades de leitura
Envolver
capacidades
Perceptuais,
procedimentos
Ler
diversas estratégias
Discursivas
envolvendo
A
linguística, cognitiva
Afetiva
dependentes
Meus
colegas desta sala
Vou
fazer um juramento
Que
nas estratégias de leitura
Tem
que ter procedimentos
Ler
e envolver os alunos
Pra
ser um bom elemento
Procedimento
é um conjunto
De
saber e fazer
Ritual
que envolve práticas de ler e escrever
Escreve
de lá pra cá
Pra
o aluno não se dá mal
-Teorias
de leitura e letramento
A
muito tempo atrás
Ler
era coisa simplista
Associar
os grafemas
Aí
estava a escrita
Depois
juntava os fonemas
E
a fala aparecia
Com
essa perspectiva
A
alfabetização acontecia
Aprender
letras e símbolos
Era
a grande alegria
Fala,
sons e sinais
Faziam
parte dessa magia
Juntando
as letras em sílabas
Nasce
a palavra
Juntando
muitas delas
A
frase é encorpada
O
texto é criado com parágrafo
Apresentando
ao leitor o seu significado
A
fluência da leitura é uma teoria
Decodificando
o texto
Pra
encontrara a melhor rima
O
acesso a leitura de maneira escolar
Exercendo
na escala
Uma
prática “sociar”
Temos
o código escrito
Tem
também o código oral
Mais
a leitura é um elemento
Da
pratica social
O
estudo e a pesquisa formam o conhecimento
De
maneira estrutural
Compreender
o texto é extrair informação
Descobrir
capacidade de interação
Autor
e texto, texto e autor
Estratégia
utilizada
Na
presença do mediador
O
texto é um conjunto
De
sentidos e apreciação
Do
valor das pessoas
Pra
leitura cidadã
Diante
da globalização
Formando
mente sã
-Capacidade
de leitura envolvidas nas diversas práticas letradas
Eu
estou enfatizando
Diferentes
letramentos
Combinação, capacidade
Várias ordens e elementos
Para vocês meus coleguinhas
Compreender o movimento
Combinação, capacidade
Várias ordens e elementos
Para vocês meus coleguinhas
Compreender o movimento
Diferença
entre a escrita
Forma gráfica e sistema
Denominado a convenção
O alfabeto e o fonema
Conhecendo as palavras
Texto escrito e grafema
Forma gráfica e sistema
Denominado a convenção
O alfabeto e o fonema
Conhecendo as palavras
Texto escrito e grafema
Em
geral é ensinado
Capacidade e influência
Nas series iniciais
Compreendendo o esquema
A turma toda aprendendo
A ler com eficiência
Capacidade e influência
Nas series iniciais
Compreendendo o esquema
A turma toda aprendendo
A ler com eficiência
-Capacidade
de compreensão (estratégias)
Conhecimento
ao mundo, é o ato de ler
O leitor apresentando
Como é fácil aprender
A amplitude mundial
Exigindo do leitor
Compreensão ideal
O leitor apresentando
Como é fácil aprender
A amplitude mundial
Exigindo do leitor
Compreensão ideal
Para
o autor o texto é
Mais
que um texto sem brancura
Partiu
da situação
De
leitura com estrutura
Em
revista, aut-door, fotografia e gravura.
Chegando
com uma hipótese
Construindo
uma leitura
Confirmando
uma nova idéia
Adequando
com lisura
Desconfirmando
com a verdade
O
texto surge com candura.
Situando
com a informação
O
leitor se equilibra
Armazenando
as idéias
Sublinhando
com alegria
Copiando
e colando
O
texto com mastreia
Comparando
informações
Ao
longo da sua leitura
O
leitor constantemente
Faz
do texto uma aventura
Sintetizando
e organizando
Com
varias ordens e mensura
O
aluno que conhece
Previamente
a leitura
Ampliando
o seu mundo
Preenchendo
a lacuna
Utilizando
estratégia
Para
fazer boa leitura
-Capacidade
de apreciação e réplica do leitor em relação ao texto
(interpretação, interação)
Para
interpretar um texto é preciso discutir
O
que diz a autoria e a sua posição aqui
Isso
pode ser negado, no que o texto discutir
Definindo
metas, para a leitura usufruir
Lendo
para estudar, lendo para trabalhar
Impondo
situações, que o leitor encontrará
Buscando
informações, para a leitura utilizar
Ler
um texto conhecido, relembrando outra leitura
Replicando
informação, produzindo com a turma
Conhecendo
a temática, textualizando a leitura
E
no nível discursivo, parodiando a leitura
Citando
e ironizando, criando texto com bravura
Olhem
só meus coleguinhas,
Interdiscursividade
é coisa boa
Percebendo
a imagem, som, gráfico e diagramas
Com
elementos constitutivos, construindo a leitura
Entendo
outra imagem, a linguagem aprender
Se
envolvendo com leitura, replicamos com firmeza
A
beleza da escrita, refletida com certeza
Em
um texto muito lindo ou com versos de tristeza
Discordando
ou concordando
Com
a política e o sistema
-A
contribuição do letramento escolar e das diversas disciplinas no
processo de formação do leitor
Pra
encerrar a conversa
Agora
eu vou falar
A
escola e a educação básica
São
lugares elementais
Na
relação de ensino e aprendizagem
Legitimando
a sociedade
A
escola forma o sujeito
De
caráter social
Construindo
a ética, apoiada na moral
De
maneira ideológica
De
maneira autoritária
Assim
caminha a escola
Numa
sociedade desordenada
Agradeço
a tenção
Dos
amigos e amigas
Agora
sabemos como
Se
constitui a leitura
De
saberes e contextos racional
Buscando
a valorização da leitura social.
Autoras desse cordel:
Aline
Reis, Aline
Barboza, Evelin
Seixas, Fernanda
Barcelos, Jucimara
Santos e Karine
Rocha.
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